barefoot woman on green grass field
Dicas

Verrugas plantares (olho de peixe): causas e tratamento

Verrugas plantares —também conhecidas como olho de peixe — são pequenas protuberâncias na pele que aparecem na sola dos pés. Embora sejam comuns e geralmente não são perigosas, elas podem ser incômodas e até mesmo dolorosas. Mas você já se perguntou como essas verrugas aparecem e porque surgem? Será que existe algum tipo de tratamento eficaz para se livrar delas? Se você tem curiosidade sobre o assunto, continue lendo para descobrir mais sobre as verrugas plantares.

Causas e sintomas 

As verrugas plantares são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). O HPV é altamente contagioso e pode ser transmitido de uma pessoa para outra por meio do contato direto com a pele ou com superfícies contaminadas, como chão de piscina ou banheiros públicos. 

O vírus pode entrar no corpo através de pequenos cortes ou ferimentos na pele dos pés, especialmente em áreas com alta pressão, como as solas dos pés. Além disso, a pele áspera e rachada também pode aumentar o risco de infecção. 

O uso inadequado de calçados apertados e compartilhar objetos pessoais, como toalhas, também podem aumentar o risco de contrair verrugas plantares. 

As verrugas plantares são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Algumas das principais causas incluem:

Contato direto com o vírus: O HPV é altamente contagioso e pode ser transmitido de uma pessoa para outra através de contato direto com a pele ou com superfícies contaminadas, como chão de piscina ou banheiros públicos.

Pele áspera ou rachada: A pele áspera ou rachada pode aumentar o risco de infecção por verrugas, já que o vírus pode entrar no corpo através de pequenos cortes ou ferimentos na pele dos pés.

Uso inadequado de calçados: Calçados apertados ou mal ajustados podem causar fricção na pele dos pés.

Compartilhamento de objetos pessoais: O compartilhamento de objetos pessoais, como toalhas, tênis e meias, pode aumentar o risco de infecção.

Imunidade comprometida: Pessoas com sistema imunológico debilitado podem ter mais chances de desenvolver verrugas plantares.

Prevenção e tratamento 

Essas são as principais dicas e orientações para prevenir o surgimento das verrugas plantares:

  • Mantenha a pele dos pés hidratada;
  • trate rachaduras nos pés;
  • evite compartilhar objetos pessoais;
  • use sapatos confortáveis;
  • não ande descalço em lugares com alta circulação de pessoas;
  • use protetores de calcanhar ou palmilhas ao praticar esportes que exijam muita pressão na sola dos pés. 

Existem algumas loções à base de ácido salicílico, ácido nítrico ou ácido tricloroacético indicados para o tratamento de verruga plantar. Procure um podólogo ou dermatologista para verificar qual o mais indicado para seu caso. 

Se os seus calçados não estão adequados para seus pés, estão incomodando, provocando dores nas pernas ou pés, conheça nossa coleção. Clique aqui e confira nossa loja virtual. Aproveite frete grátis nas compras acima de R$399. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *