woman in white long sleeve shirt and black pants sitting on red metal frame
Dicas Lifestyle

Atividade física para mulheres maduras: benefícios e dicas para começar

A hora de começar atividade física é agora! Quando se trata da nossa saúde, não podemos deixar para depois. Imagine seu dia com mais energia, vitalidade, ânimo e autoestima? No artigo de hoje, separamos algumas dicas valiosas de atividade física para mulheres maduras que querem melhorar sua qualidade de vida. Boa leitura! 

Primeiro, faça exame médico

Antes de começar qualquer programa de exercícios, é importante obter aprovação médica, especialmente se você tiver alguma condição de saúde preexistente ou se não tiver se exercitado regularmente por um tempo. 

Verifique com o médico se é possível incluir atividade de fortalecimento muscular (musculação). Esse exercício é ideal para manter a massa muscular e a densidade óssea. Faz uma enorme diferença em nosso dia a dia.

Faça um plano

Estabeleça metas e faça um plano para alcançá-las. Isso inclui definir dias e horários para se exercitar, além de estabelecer metas de longo prazo.

Seja consistente: É importante ser consistente e praticar atividade física regularmente para obter os benefícios desejados. 

Busque ajuda profissional

Para evitar quedas e lesões, considere pedir ajuda a um personal trainer, fisioterapeuta ou educador físico para obter orientação e incentivo.

O profissional vai garantir que o exercício está sendo feito da forma correta. Além disso, ele vai desenvolver um cronograma personalizado considerando seu objetivo. 

Chame as amigas 

Uma ajuda a outra e uma anima a outra, não é assim? Escolham uma atividade da qual todas gostam e façam um compromisso entre vocês de praticarem atividade física juntas. Além de saudável, será divertido. 

Se ter companhia é importante para você e nenhuma amiga pode se exercitar contigo, busque frequentar grupos de dança, yoga ou Tai Chi. 

Escolha seu exercício físico  

Qual exercício escolher vai depender do seu exame médico, da sua condição de saúde atual, do seu objetivo, da sua disponibilidade de horários e também depende de você sentir-se confortável praticando aquela atividade. 

Para começar, você pode se inspirar nessa lista: 

  • Caminhada;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Tai chi;
  • Dança de salão;
  • Musculação leve;
  • Bicicleta (estacionária ou ao ar livre);
  • Ginástica funcional;
  • Caminhada com bastões de caminhada; 

Em resumo, é importante fazer atividade física regularmente, independente da idade. A prática de exercícios trazem vários benefícios para a saúde, incluindo melhorar a saúde cardiovascular, ajudar a controlar o peso, aumentar a flexibilidade e a força muscular, além de melhorar a disposição, o humor e o bem-estar geral. 

O nosso artigo de hoje foi sobre atividade física para mulheres maduras. Te convido agora para conferir nosso artigo com truques especiais de maquiagem para mulheres com mais de 50 anos. Basta clicar aqui e aproveitar a leitura! Até mais!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *