Você sabia que o nome científico da unha encravada é onicocriptose? Esse nome diferente vem do grego e significa ‘unha escondida’. A lateral da unha rompe o tecido e causa muita dor, inflamação e incômodo. No artigo de hoje, você vai descobrir técnicas de como prevenir e como tratar unha encravada. Boa leitura!
Como prevenir?
A prevenção é o melhor remédio. Algumas práticas simples podem te ajudar a evitar o mal da unha encravada. Lembrando que, em alguns casos, é necessária intervenção cirúrgica para obter a melhora, por isso, aprenda agora algumas técnicas simples de prevenção.
Não use sapatos apertados ou de bico muito fino
Essa é uma das causas do desenvolvimento de unha encravada. O sapato apertado pressiona os dedos do pé de uma tal forma que propicia o crescimento inadequado da unha. Os dedos precisam de espaço para se movimentarem.
Prefira sempre sapatos que calçam bem, com material de qualidade e que não apertam. Sempre verifique se o calçado é confortável ao andar e se você consegue ficar muito tempo em pé sem com que ele lhe cause bolhas.
Evite meias sintéticas ou muito apertadas
Também é preciso cuidado ao escolher as meias. As que são muito apertadas, de tecido sintético, que provocam muito suor nos pés não são indicadas.
Corte a unha de forma correta
Siga essas orientações na hora de cortar a unha:
- Respeite a linha do crescimento da unha.
- Não corte nem tão quadrada nem tão arredondada.
- Não corte a unha em excesso ou muito curta.
Uma das principais causas da unha encravada é o corte incorreto da unha. Seu crescimento não pode ferir ou empurrar nenhuma pele ao seu redor. Fique atento.
Como tratar
Se o seu caso já está inflamado, muito dolorido e inchado, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional.
Não tente resolver o problema sozinho, pois ele pode piorar. Você já teve ou conhece alguém que estava com a unha encravada? A pessoa sofre com a dor, não é mesmo? Por isso, busque ajuda especializada para te acompanhar e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.
Porém, há casos mais leves que podem facilmente ser tratados pelo próprio paciente. Você pode fazer um escalda-pés por 10 minutos e tentar tirar a pele úmida e amolecida do cantinho do dedo.
Mas, atenção! Essa prática só é recomendada se o caso for leve. Jamais faça isso sozinho se houver infecção local.
No artigo de hoje, você conferiu algumas técnicas simples e básicas para prevenir e tratar unha encravada. Lembrando que se você precisa de calçados feitos 100% com materiais de qualidade, confortáveis e leves, você precisa conhecer nossa loja oficial. Por lá, você faz suas compras de forma 100% segura de onde você estiver – enviamos a todo o Brasil.
Clique aqui para acessar nossa loja oficial e aproveite.