man in blue button up shirt wearing black framed eyeglasses
Dicas

O que é e como tratar os pés diabéticos?

Se você tem diabetes ou convive com alguém nessa condição, sabe que, por ser uma doença crônica, precisa de cuidados constantes. Isso porque a falta deles pode causar complicações ou até mesmo acarretar no surgimento de outras doenças. 

Por isso, manter o diabetes sob controle é fundamental para evitar uma de suas complicações mais graves, responsável por cerca de 85% das amputações de membros inferiores. Neste artigo você vai descobrir o que é e como tratar os pés diabéticos. 

O que é pé diabético ? 

O pé diabético é uma complicação da diabetes que causa feridas nos membros inferiores que podem piorar caso sejam acometidas por infecções. Além das feridas, o problema também engloba alterações de origem ortopédica, neurológica ou vascular que podem afetar essa região. 

Isso porque a diabetes pode levar a uma outra complicação: a neuropatia diabética, que se caracteriza pela degeneração progressiva dos nervos, que pode causar diminuição da sensibilidade da pele e até deformações nos músculos e ossos dos pés. 

Por conta disso, os pés ficam mais suscetíveis a se machucar, com cortes ou bolhas, por exemplo, e com a redução da capacidade de sentir dor, a pessoa não percebe que está com uma ferida, não a trata e o caso vai se agravando, podendo levar a uma amputação.

Além disso, geralmente os diabéticos têm sua circulação comprometida, fazendo com que o sangue tenha dificuldade de chegar até os pés. Com isso, a ferida não cicatriza já que não recebe oxigênio, podendo levar a uma necrose..

Quais são os sintomas ? 

Os sintomas mais frequentes de origem neuropática incluem cãibras, formigamento, dormência, queimação, dor e sensação de agulhada e perda da sensibilidade. Na pele, é possível observar através de inchaço, rachaduras, vermelhidão, ressecamento, aumento da temperatura e alterações nas unhas. 

Como tratar

Se as lesões não estiverem infectadas, o tratamento pode ser feito com limpeza e curativos. Já em caso de infecção, é necessário o uso de antibióticos através de pomadas, via oral ou endovenosa, dependendo das condições da circulação. 

Em casos mais graves pode ser necessária a realização de uma cirurgia para remover parte do tecido que está necrosado, reduzindo assim a extensão da infecção possibilitando a cicatrização.

Também é possível a utilização de tratamentos inovadores, como a câmara hiperbárica que tem pressão atmosférica reduzida e concentração de oxigênio de 100%, que favorece a formação de colágeno e a cicatrização dos tecidos.

Outra opção é a fototerapia, que utiliza luzes ultravioletas artificiais com ação anti-inflamatória e imunossupressora capazes de estimular ou inibir a atividade celular. Apesar desses tratamentos diminuírem o risco de amputação, eles possuem custo elevado, o que faz com que sejam pouco disponíveis.  

No artigo de hoje, você aprendeu um pouco sobre o que é e como tratar pés diabéticos. Por isso, se você tem diabetes, não se esqueça de fazer o autoexame diário e realizar consultas periódicas com seu médico para evitar complicações como essa. 

E para te ajudar a manter a saúde dos pés, a J. Gean conta com diversos modelos que foram desenvolvidos para oferecer o máximo de conforto e cuidado, através da tecnologia exclusiva Dual Comfort®. Clique aqui e escolha o melhor para os seus pés!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *