woman leaning on wall wearing gray sweater
Lifestyle Moda

A curiosa história dos bolsos nas roupas femininas

Os bolsos são uma característica indispensável na maioria das roupas que usamos atualmente, mas nem sempre foi assim, especialmente no caso das roupas femininas. A história dos bolsos nas roupas femininas é uma história interessante e revela muito sobre a evolução das roupas femininas ao longo do tempo. Boa leitura! 

A história

Antes do século XVIII, as mulheres usavam bolsas para carregar seus pertences. As bolsas eram geralmente feitas de tecidos finos e podiam ser penduradas em um cinto ou presas ao redor do pescoço. Mas com o tempo, as bolsas começaram a ser consideradas um acessório pouco elegante para as mulheres, e a moda começou a mudar.

Durante o século XVIII, as roupas femininas passaram por uma grande mudança. Os espartilhos apertados e as saias volumosas das épocas anteriores foram substituídos por vestidos mais soltos e confortáveis. Esses vestidos eram frequentemente feitos com camadas de tecido e não tinham bolsos. Em vez disso, as mulheres carregavam seus pertences em bolsas de mão

Foi somente no final do século XVIII e início do XIX que os bolsos começaram a aparecer nas roupas femininas. As anáguas passaram a ter abertura lateral e os pequenos bolsos ficavam escondidos, amarrados na cintura.

Imagem: Modelo de um dos primeiros bolsos criados.

Inicialmente, os bolsos nas roupas femininas eram pequenos e discretos. Eles eram muitas vezes costurados dentro da saia ou do vestido, e só podiam ser acessados por uma pequena fenda. Isso permitia que as mulheres carregassem itens como dinheiro, chaves e lenços sem afetar a aparência do vestido. 

Evolução dos bolsos

Conforme as roupas femininas evoluíam, os bolsos também evoluíam. Na década de 1850, os vestidos se tornaram mais justos ao corpo, o que significava que os bolsos não podiam mais ser costurados dentro da roupa. Em vez disso, foram adicionados bolsos externos à frente ou nas laterais dos vestidos. Esses bolsos eram maiores e mais visíveis, permitindo que as mulheres carregassem uma variedade maior de objetos.

Na década de 1920, a moda mudou novamente. Os vestidos se tornaram mais curtos e mais soltos, e os bolsos voltaram a ser costurados dentro da roupa. Durante as décadas seguintes, os bolsos nas roupas femininas continuaram a evoluir e se tornaram maiores e mais variados. 

Imagem: Roupas da década de 60. 

Hoje em dia, os bolsos nas roupas femininas vêm em muitas formas e tamanhos diferentes. Algumas roupas ainda têm bolsos costurados dentro da roupa, enquanto outras têm bolsos externos grandes e visíveis. A variedade é grande e cada uma pode escolher de acordo com seu estilo pessoal. 

Se você quer saber mais sobre Moda, clique aqui e confira nosso artigo sobre a moda do momento: brechós. Até mais!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *