Dicas Moda

Sapato deve combinar com a bolsa?

Sapato deve combinar com a bolsa?

Confira algumas dicas e não tenha mais dúvidas sobre o assunto

Essa é uma pergunta que eu tenho certeza que você já deve ter feito, ao menos uma vez, parada em frente ao espelho.

Antigamente, combinar sapatos e bolsas femininas era uma das regras do vestuário da mulher antenada. O “combinadinho” estava super na moda e nossas mães e avós brigavam para manter a tendência.

Mas como a maior característica da moda é a capacidade de mudança, essa regra acabou ficando para trás… Talvez pela própria personalidade que adquiriu a mulher moderna, de ser mais segura e confiante nas suas escolhas, combinar bolsas e sapatos já não é visto como um tabu. Pelo contrário, hoje em dia, sapatos e bolsas combinados está cada vez mais raro.

Depois de ter lido até aqui, você deve estar pensando: “Que ótimo essa história de não precisar usar bolsa e sapato combinando! Se antes eu precisava ter uma bolsa que combinasse com cada (ou a maioria) dos sapatos que uso, agora posso ter uma só!”.

Ledo engano, minha amiga…

Como nada no universo feminino é tão simples como parece, “descombinar” bolsas e sapatos não seria diferente, acredite.

É por isso, trazemos aqui algumas dicas para que você “descombine”, mas não perca a classe! Confira:

Fique de olho no material

O material dos sapatos e bolsas não precisa ser igual, porém é bom observar se eles fazem parte do mesmo “universo”. Por exemplo, uma sapatilha verniz e uma bolsa de couro nobuck criam uma combinação oposta. Mas se a sapatilha for usada com uma bolsa em couro natural, a combinação cai bem.

Proporção e harmonia

Outra dica importante é considerar a proporção e a harmonia entre as peças, por exemplo, maxi bolsas quando usadas com sandálias de salto muito alto ou plataformas podem desvalorizar o restante da produção. O mesmo vale para bolsas e sapatos com apliques ou bordados. Nesse caso, prefira dar destaque apenas à bolsa ou ao sapato, mantendo a neutralidade de um deles.

Sapato e bolsa da mesma cor

Esta é mais a principal regras que foi superada. Não que combinar seja ruim. O que manda é o seu estilo pessoal, lembra? Porém, sapatos e bolsas não precisam ser da mesma cor. Eles podem ter o mesmo tom, ser complementares (aqueles que contrastam entre si, como vermelho e verde) e até mesmo análogos (como verde e azul) dentro da tabela cromática.

Como combinar sapatos e bolsas para festas e eventos

Para festas e eventos formais, vale seguir as três primeiras dicas. Afinal, a montagem do look começa pela ocasião em que ele será usado e, a partir disso, é que as peças são escolhidas.

Assim, vale a pena utilizar as bolsas e sapatos para dar um toque a mais na produção, destacando um vestido mais discreto ou, ao contrário, fazendo com eles sejam apenas coadjuvantes para uma roupa de arrasar.

O que vale, de verdade, é respeitar seu estilo pessoal e sentir-se bem com o que está usando.

E agora que você não tem mais nenhuma dúvida sobre como “descombinar” suas bolsas e sapatos, é só deixar sua criatividade fazer o resto! Experimente um visual diferente a cada dia, ouse e veja as inúmeras possibilidades que você pode criar!

Gostou da ideia? Conte para nós!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *