Outubro Rosa é a campanha realizada anualmente no mês de outubro para a conscientização quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as brasileiras, representando cerca de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.
É por isso que se torna tão importante falar sobre o assunto a fim de instruir e conscientizar mulheres (e também os homens) a respeito da doença, pois seu diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas.
Causas do câncer e mama
Não há apenas umas causa, diversos são os agentes relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento, fatores relacionados a vida reprodutiva (idade da primeira menstruação, ter ou não ter tido filhos, amamentação, idade em que entrou em menopausa), histórico familiar, consumo de álcool e cigarro, excesso de peso, sedentarismo, exposição à radiação, etc.
Principais sintomas
Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
Como detectar
O primeiro passo para detectar um possível nódulo é estar atenta ao próprio corpo. Ao perceber qualquer alteração nas mamas, procure seu médico imediatamente.
Também é indicado, principalmente para mulheres entre 50 e 69 anos, a mamografia bienal para rastreamento, pois este exame pode identificar o câncer antes mesmo de aparecerem os sintomas, o que ajuda a reduzir a mortalidade através do tratamento precoce da doença.
Outro fator importante é a mobilização de todas as mulheres não apenas pela conscientização sobre a doença, mas também por um atendimento médico amplo e suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
O mês de outubro foi escolhido como o mês de conscientização da campanha, mas durante o ano todo é preciso lembrar das ações de prevenção. Outubro Rosa é o mês onde se intensificam as campanhas e onde os dados são divulgados com mais ênfase.
A J.Gean, por se tratar de uma empresa que tem em seu quadro funcional a maioria de mulheres e a clientela formada somente por mulheres, não poderia se omitir nessa questão.
Nós entendemos a importância desta ação e incentivamos os cuidados com a saúde, por isso deixamos aqui nosso apelo: cuide-se!
Para nós, antes de estar confortável e estilosa, você precisa estar saudável 😉
Fonte: inca.gov.br