Já aconteceu com você: de surpresa, surge aquela dor no pé que te faz parar tudo o que você está fazendo? A câimbra é uma contração dolorida, rápida e involuntária que pode atrapalhar qualquer atividade a qual você esteja fazendo. A boa notícia é que a maior parte das câimbras não são graves e podem ser evitadas com pequenos cuidados.
Então, se você quer prevenir e saber como aliviar câimbras no pé, aproveite o conteúdo que preparamos nesse artigo. Boa leitura!
Faça alongamentos antes e depois da prática de exercícios físicos
A fadiga do músculo pode provocar câimbras. Isso porque, durante os exercícios, minerais importantes são consumidos. Agora, você sabia que pessoas que ficam muito tempo paradas ou sentadas na mesma posição também podem ter câimbras?
Pois é, o segredo é o mesmo para todos: alongamento. E o melhor é que essa prática leva apenas alguns poucos minutos. Não deixe o alongamento de lado.
Beba água
Uma pessoa desidratada está mais propensa às câimbras. Você sabe a quantidade exata de água que seu corpo precisa? Faça o cálculo, é muito simples: basta considerar 35ml de água por cada quilo da pessoa.
Veja esse exemplo considerando uma pessoa de 60kg:
35ml x 60kg = 2100ml ou 2 litros e 100 ml de água por dia.
Lembrando que esse é o mínimo. Lembre-se que um corpo desidratado performa aquém de sua capacidade e provoca não apenas câimbras, mas outros problemas de saúde também.
Consuma alimentos ricos em cálcio e potássio
O potássio é ideal para prevenir fadiga e fraqueza muscular, além de auxiliar no tratamento da hipertensão. Para um adulto, o ideal é consumir em média 4,7g desse mineral. Alguns alimentos ricos em potássio são: coco, banana, sementes de girassol, kiwi, beterraba, nozes, abacate, amêndoas, ameixa seca, lentilhas.
Já o cálcio é ideal para melhorar a força e contração muscular, inclusive está associado à saúde dos ossos e dos dentes. Para um adulto saudável, o recomendado é a ingestão diária de 1000mg de cálcio por dia.
Alguns alimentos ricos em cálcio são: queijo, sardinha, leite, semente de linhaça, farinha de soja, agrião, manjericão.
Se estiver em dúvida da quantidade adequada desses alimentos que você precisa consumir, procure seu médico ou um nutricionista para verificar seu caso em particular.
Trate a má circulação nas pernas
Se você tem má circulação nas pernas, essa pode ser uma das causas da câimbra. Além disso, o surgimento de vasinhos ou varizes, pele fria e ressecada e sensação de dormência e formigamentos nas pernas também podem ser alguns sinais da má circulação.
Siga as orientações do seu médico, use meias de compressão, deite-se e eleve suas pernas ao final do dia e use sapatos confortáveis para melhorar a circulação em suas pernas e pés.
Gostou das dicas? Se você quer saber mais sobre cuidado e saúde dos pés, aproveite e confira nosso artigo sobre inchaço nos pés. Até a próxima!