Uma pesquisa da OMS divulgada recentemente revelou que os casos de depressão e ansiedade aumentaram 25% desde o início da pandemia. E não é por menos, devido isolamento social, perda de entes queridos, crise financeira e incertezas em relação ao futuro a saúde mental de grande parte da população ficou bastante debilitada. Nesse artigo, vamos abordar algumas soluções para essa situação: 5 terapias alternativas que combatem a ansiedade. Boa leitura!
Acupuntura
A técnica advém da Medicina Tradicional Chinesa e vê as doenças do corpo causadas pelo desequilíbrio entre o yin e yang. A acupuntura utiliza agulhas em pontos específicos do corpo para tentar harmonizar esses desequilíbrios. O local onde são inseridas depende da queixa do paciente.
Regiões como pés, tornozelos, punho e antebraço têm pontos de acupuntura responsáveis por amenizar os sintomas da ansiedade.
Aromaterapia
A aromaterapia é uma alternativa natural para combater a ansiedade. Uma pesquisa foi feita pela FOFITO/USP, ao usar a mistura de óleos essenciais de lavanda, laranja azeda, ylang-ylang e cedro, os universitários perceberam uma considerável melhora em relação ao nível de ansiedade.
Dentre os benefícios, eles perceberam melhor relaxamento e calma e e diminuição do estresse.
Fitoterapia
Os fitoterápicos são derivados de plantas medicinais. Sua principal forma de uso é por chás ou infusões.
Alguns fitoterápicos têm sua eficácia cientificamente comprovada e seu uso de forma indiscriminada pode provocar efeitos colaterais.
Algumas plantas que são indicadas para o tratamento da ansiedade são melissa, camomila, passiflora e valeriana.
Reflexologia
Essa técnica de massagem terapêutica utiliza de pontos nos pés, mãos e orelhas para auxiliar no tratamento de diversos transtornos, inclusive o de ansiedade.
A reflexologia proporciona relaxamento e bem-estar conforme os pontos são estimulados de forma correta.
Homeopatia
Os medicamentos homeopáticos possuem diversos benefícios como não causar dependência, é capaz de estimular as reações de defesa do organismo e valoriza a pessoa como um todo, não apenas os sintomas da doença.
Os medicamentos são feitos a partir de fórmulas extraídas dos reinos animal, vegetal e mineral. Após passarem por um processo de manipulação e diluição, as doses do princípio ativo são ingeridas de forma regular conforme o receituário. Por isso, não deixe de procurar um profissional homeopata para atendimento e prescrição do medicamento adequado ao seu caso.
Mais importante que o tipo de tratamento escolhido, é você buscar as raízes da sua ansiedade. Ou seja, qual o motivo pelo qual os sintomas de palpitação, medo excessivo ou preocupação exacerbada, entre outros, estão te afligindo.
Considere o auxílio de um psicólogo ou psicoterapeuta para te auxiliar a lidar com possíveis traumas ou situações difíceis que estejam te provocando estresse e ansiedade.
As terapias alternativas podem auxiliar no tratamento da ansiedade. Mas lembre-se de consultar seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou tomar qualquer medicamento. Agora, se você quer aprender a relaxar seus pés, clique aqui e confira esse artigo específico com técnicas infalíveis de relaxamento.