Dicas Moda

Bolsas a Tiracolo: o ícone da mulher contemporânea e bem resolvida

A bolsa a tiracolo é uma peça que agrada as mulheres contemporâneas que buscam por charme e praticidade, e se tornou um ícone da mulher contemporânea e bem resolvida

A história da bolsa a tiracolo começou por volta do ano de 1945, mas tem tudo haver com o dia-a-dia da mulher contemporânea.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres – que ainda não estavam acostumadas a trabalhar fora de casa – viram sua realidade mudar drasticamente pelo fato de precisarem ocupar os postos deixados pelos maridos, filhos e netos que foram para o campo de batalha. Assim, estas mulheres começaram a trocar o trabalho doméstico pelos postos antes ocupados apenas pelos homens.

Foi daí que surgiu a necessidade de mudar alguns “detalhes” em suas vestimentas: saias encurtaram até o tornozelo, a modelagem dos vestidos ficou menos “apertada” e as bolsas tiveram suas alças alongadas a fim de melhorar a mobilidade e a praticidade no transporte de objetos durante o trajeto casa-trabalho-casa.

Logo em seguida, na década de 1950, Coco Chanel lança a bolsa a tiracolo – o modelo 2.55 – não apenas como um acessório funcional, mas sim como uma peça cheia de estilo que se tornou símbolo da mulher moderna.

Atualmente, é difícil conhecer uma mulher que não tenha (ou já tenha tido) uma bolsa a tiracolo. Versáteis e muito confortáveis de usar, acompanham tanto os passeios despretensiosos quanto as baladas e festas mais formais.

Como usar?

  • Dependurada em um dos ombros: é a maneira mais “tradicional” e mais elegante de se usar uma bolsa a tiracolo. Os modelos menores deixam o visual mais elegante e ainda comportam o kit essencial (carteira, telefone celular, chaves e uma make) para eventos sociais mais formais ou festas e baladas.
  • Na forma de clutch: com as alças escondias, os modelos menores ficam mais charmosos – porém menos práticos -, e podem ser levados na mão ou apoiados no antebraço. Combina com eventos onde não haja a necessidade de ter as duas mãos livres o tempo todo, ou então eventos onde você fique sentada a maior parte do tempo, como jantares, por exemplo.
  • Cruzada de ombro a ombro: é a forma mais “despojada” ou urbana de usar uma bolsa a tiracolo, pois a bolsa fica presa ao corpo e ainda deixa as mãos totalmente livres para outras tarefas. Os modelos maiores conferem estilo e praticidade para quem tem uma rotina corrida e precisa transportar carteira, celular, agenda e até mesmo um tablet ou notebook. É a maneira mais atual e tendência do inverno 2019.

Independente da maneira que você escolher para usar sua bolsa a tiracolo, é importante ter em mente a proporção entre sua altura e a alça da bolsa, sendo que bolsas menores e com alças mais curtas para mulheres mais baixas e bolsas maiores e alças mais compridas para mulheres mais altas.

A bolsa a tiracolo é um verdadeiro curinga! Junte à sua criatividade e saia linda e elegante por aí!

Conte-nos nos comentários qual o seu jeito preferido de usar 😉

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *