Sobre Nós

Dia Das Mulheres: uma data para se lembrar

O Dia das Mulheres não é uma data meramente comercial. É uma data que nos faz lembrar de mulheres fortes e determinadas, que nos ajudaram a conquistar muito do que desfrutamos hoje em termos de liberdade política e social.

Instituída pela ONU em 1975, da data do dia 8 de março é internacionalmente reconhecida como o Dia Internacional da Mulher.

Segundo Eva Blay, professora e socióloga brasileira

“Esse dia tem uma importância histórica porque levantou um problema que não foi resolvido até hoje. A desigualdade de gênero permanece até hoje. As condições de trabalho ainda são piores para as mulheres”.

Eva ressalta ainda que “Já faz mais de cem anos que isso foi levantado e é bom a gente continuar reclamando, porque os problemas persistem. Historicamente, isso é fundamental.”

Este artigo, porém, não tem caráter panfletário.

Nosso objetivo aqui é homenagear mulheres brasileira que foram importantes para nossa sociedade: sofreram preconceitos, romperam com paradigmas e seguiram em frente quebrando tabus e fazendo com que toda a sociedade revisse seus conceitos a respeito do papel feminino em diversas áreas:

1. Chiquinha Gonzaga:

Foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e também é autora da primeira marchinha de carnaval da história: “Ó Abre Alas”, composta em 1899. O Dia Nacional da Música Popular Brasileira é comemorado em 17 de outubro, data em que ela nasceu.

2. Anita Garibaldi

Intitulada como “a heroína dos dois mundos”, Anita foi uma revolucionária que fez história no Século XIX. Lutou na Revolução Farroupilha (aqui no Brasil) e contra a invasão do exército austro-húngaro (na Itália).

3. Tarsila do Amaral

Ela é autora da pintura brasileira mais valorizada da história, o Abaporu. Tarsila é um dos nomes centrais da primeira fase do modernismo artístico no Brasil e foi uma das responsáveis pela organização da revolucionária Semana da Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo.

4. Leila Diniz

Em plena ditadura militar, Leila era defensora do amor livre e da emancipação feminina. Foi pioneira em usar biquíni na praia durante a gravidez e abriu caminho para que esse tabu fosse desmistificado. Aos 20 e poucos anos, era uma das maiores musas da televisão brasileira e também a que mais falava sobre sexo abertamente.

5. Zuzu Angel

Foi uma das primeiras estilistas a mesclar brasilidade e alta costura, mas tornou-se um ícone por rebelar-se contra a ditadura militar. Seu filho foi morto e torturado. Zuzu levou o protesto às passarelas e chamou a atenção da imprensa internacional e até do governo norte-americano. Nunca encontrou o corpo do filho e morreu num misterioso acidente de carro, em 1976.

6. Maria Pena

Depois de escapar de duas tentativas de assassinato por parte do marido e lutar durante 20 anos para ver o agressor e o Estado punidos, alertou o governo para a urgência de uma legislação que protegesse mulheres vítimas de violência doméstica. Sua batalha não foi em vão e a lei que leva seu nome vigora desde 2006.

7. Zilda Arns Neumanm

Reconhecida como uma das maiores humanitárias do Brasil, foi uma pediatra importantíssima para a redução da mortalidade infantil no país. Seu legado iniciou-se em 1983, quando ela fundou a Pastoral da Criança, uma gigantesca instituição ligada à Igreja Católica que hoje funciona em 20 países e atende mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes.

8. Carmen Miranda

Carmen Miranda nasceu em Portugal, mas chegou ao Brasil com apenas um ano de idade e veio a se transformar num dos maiores símbolos do país. Foi responsável por colocar o país no mapa do showbiz internacional e chegou a ser a mulher mais bem paga dos EUA, em meados dos anos 1940. Também foi responsável por alavancar o Tropicalismo, o mais importante movimento cultural da história do Brasil.

9. Hebe Camargo

Eterna rainha da televisão nacional, Hebe esteve ao lado de Assis Chateaubriand no nascimento da Rede Tupi, a primeira emissora brasileira de TV. Na época, ela comandava o primeiro programa feminino lançado aqui no Brasil, intitulado “O Mundo é das Mulheres”. Trabalhou até o fim da vida e faleceu em 2012, aos 83 anos, por causa de um câncer.

10. Elza Soares

Por causa da infância pobre, Elza foi forçada a casar aos 12 anos e já era mãe aos 13. Na mesma época, surpreendeu todo mundo ao cantar num programa de calouros, mas só conseguiu seguir carreira depois de ficar viúva, aos 21 anos. É uma “lenda viva” da MPB.

11. Fernanda Montenegro

A maior dama do cinema nacional é até hoje a única mulher brasileira a receber uma indicação ao Oscar e a também a única (entre homens e mulheres) a ser nomeada em uma categoria de atuação. Fernanda foi indicada pelo longa “Central do Brasil”, em 1999, que também concorreu a Melhor Filme Estrangeiro naquele ano. Ela também recebeu o Emmy Internacional (considerado o Oscar da televisão) como melhor atriz estrangeira, por seu papel na série “Doce de Mãe”.

12. Marta

Eleita a melhor jogadora do mundo por cinco anos consecutivos (entre 2006 e 2010), a alagoana conseguiu um feito inédito no futebol brasileiro. Entre os homens, nem Pelé e Ronaldo alcançaram essa marca! Ela é também a maior artilheira da Seleção Brasileira (contando a masculina e a feminina) e a maior artilheira da Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Além delas, existem muitas outras brasileiras que fizeram e fazem, ainda hoje, a nossa história.

Você, com certeza, é uma delas: mãe, profissional, casada, solteira, divorciada, viúva ou enrola… você que leva a vida sob o peso das responsabilidades e à sombra dos sonhos e desejos.

Com suas jornadas árduas de trabalho em casa ou no escritório (muitas vezes nos dois lugares), com noites em claro remoendo preocupações com um filho doente ou com uma conta para pagar, tendo que se equilibrar entre múltiplos papéis bem desempenhados.

Você mulher que está aqui e agora.

E que busca conforto em um abraço ou em colchão macio, em um salto alto ou em uma sandália rasteirinha – é para você a nossa homenagem!

A J.Gean sabe da sua importância. São nos pequenos detalhes, nas delicadezas do dia-a-dia, que estão seus maiores feitos, suas maiores conquistas.

Por isso, nós fazemos o possível para que você se sinta especialmente bonita e confortável com calçados que saem diretamente “das nossas mãos para seus pés”.

Feliz Dia Internacional da Mulher, das mulheres da J.Gean para as mulheres J.Gean.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *